terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pão & Cia - Uso de Som


Relacionar som a uma marca não é algo fácil de se fazer, e a maioria dos sons usados são curtos e mais comuns no setor de eletrônicos. Uma marca que usou som com sucesso foi a Intel, por exemplo.

O setor que estarei analisando é o de padarias. Em geral, padarias não são “empresas” formais, são antigas e não se modernizaram. Em particular, a padaria e café Pão & Cia foge desse padrão convencional de padarias, é considerado uma “indústria”. Por ser uma franquia enorme, presente em vários estados do Brasil, um padrão foi estabelecido para todas as lojas. A forma pela qual eles usam a ferramenta de som é pela música ambiente, claramente perceptível e agradável. O som escolhido tem tudo a ver com o clima da loja e com o produto final. Uma experiência é criada ao fechar os olhos na loja, ouvir o jazz suave e sentir o cheiro de pão recém saído do forno.

A questão é que para criar um recall da música com a marca, é necessário que o som seja propriedade exclusiva da empresa. E isso não é algo exatamente simples de se fazer para uma padaria. A forma mais comum pela qual o som é usado pelas grandes marcas é em anúncios televisivos, ou na própria utilização do aparelho (ao ligar ou desligar). No caso de padarias, um som poderia ser usado ao adentrar o ambiente, mas poderia causar estranhamento, por não ser um método comum no setor gastronômico. Acredito que a forma pela qual o Pão & Cia utiliza a ferramenta som é apropriado para o que ela se propõe. A música ajuda a criar um clima, e na minha opinião é muito mais eficaz do que apenas um som.


Nenhum comentário:

Postar um comentário