segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Music Branding


O que / Por que:

É a nova tendência percebida na construção de marcas: o Music Branding.

É a música que conecta pessoas e lugares. É o que guia tribos, estéticas e consumo. É o estímulo intangível que define o mood e cria a experiência única de contato com a marca.


Deve-se partir do princípio de que a marca é um universo repleto de sutilezas e de personalidade única. E é desta forma, totalmente focada no cliente – seu mercado, seu público e seus produtos – que se cria as trilhas mais adequadas para transmitir seus conceitos em cada ocasião. Ou seja, é traduzir tudo em uma linguagem forte e persuasiva, que toca diretamente no emocional: a música.


Onde:

Este brand equity pode ser aplicado em diversas situação. São elas: trilha em ambientes comerciais, trilha original para comerciais e peças publicitárias, CD exclusivo podendo servir de plataforma para peças gráficas (como fotos de catálogos, por exemplo), trilha sonora em site, transportanto o ambiente do espaço físico para o ambiente virtual, reforçando a coerência nos estímulos sensoriais da marca, podcasts, gerando o h´åbito de acesso ao site e reforçando a imagem da marca como referência em tendência, o que prolonga o contato, e eventos em geral (desfiles, festas, shows exclusivos, etc).


Como:

Existem 4 passos essencias para desenvolver um projeto de music branding. São eles:


1- mapeamento

colhe-se dados intrínsecos do negócio. Informações como mercado de atuação, posicionamento, perfil dos consumidores e a relação com a marca, somadas ao briefing do cliente, são os pontos que levam à segunda fase.


2- pesquisa e desenvolvimento

Os dados levantados no mapeamento alimentam uma ferramenta proprietária que norteia toda a pesquisa musical aumentando o nível de assertividade e precisão na escolha dos artistas e estilos musicais.


3- implementação

Nesta fase ocorre a disponibilização da música ao cliente sob a forma mais conveniente e compatível. Os formatos são inúmeros: cds convencionais, cds em mp3, podcasting, entre outros.


4- verificação

A última fase é dedicada a avaliar o trabalho realizado, levantar possíveis erros, ajustar processos e medir o grau de satisfação do cliente.



CaseStudy - The Panera Bread Company


Situação

The Panera Bread Company, rede de padaria-café nos EUA, percebe o som como um elemento in-sore importante para sustentar seus objetivos de marca. A empresa queria que os cliente se sentissem em casa mesmo estando longe dela, com uma música relaxante e tranquilizante. Eles queriam teruma "identidade sonora" consistente mesmo que refletindo localmente as tendências musicais.

Solução

Para manter a Panera bem articullada com seus objetivos, a DMX’s criou uma base musical com pequenas variações, para que cada franquia se mantivesse em sintonia com o público frequentador, assim como istalou microfones que capturavam o som externo e, conforme seu volume, diminuía-se ou aumentava-se automaticamente o "som ambiente" produzido para a loja.

Resultado

Os clientes, de fato, se sentiram mais confortáveis no ambiente, amentando não só sua freqüência, como seu tempo de estada na loja e, consequentemente, as vendas.

Para exemplificar um caso de Music Branding, segue o link para vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=ufPpxtA0ZWs

PGD

Para meu projeto final, que se trata, nesse caso, do lançamento do livro, o que pode e deve ser feito é um playlist que seja condizente com o píblico-alvo, com o espaço físico e com os objetivos do lançamento, tendendo para sons menos vibrantes o que pode prolongar a permanência dos visitantes e promover conversas e troca de idéias. Quase como uma vernissage.


Referências:

http://www.dmx.com/

http://www.allaboutbranding.com/index.lasso?article=388

http://www.dmimusicbranding.com/



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