segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SulAmérica Seguros

SulAmérica tem 110 bons motivos para sentir-se cada vez mais dinâmica, experiente, confiável e socialmente responsável. Cada um deles equivale a um ano de vida desta empresa precursora do mercado de seguros brasileiro, que comemora seu aniversário no dia 5 de dezembro. Ao longo de todo este período, que confunde-se com a própria história do setor no país, a companhia acompanhou de perto importantes fatos da economia e política nacionais, sempre mantendo-se atenta às principais necessidades de seus públicos-alvo.



História

Fundada em 1895 a SulAmérica Seguros é uma das maiores empresas brasileiras de seguros. Mais antiga empresa do ramo em operação no mercado do País, integra atualmente o Grupo SulAmérica, formado por diversas empresas como a SulACap, SulAEtna] e a SulAmérica Trânsito FM (92,1 FM/SP), entre outras. Em 2002 o grupo financeiro holandês ING assumiu 49% das ações da Sul América Aetna, que antes era o braço do grupo Sul América que administrava as carteiras de Saúde, Vida e Previdência. Com isso o slogan da Sul América mudou, somando a cor laranja ao tradicional azul e branco usado por mais de 100 anos da fundação da companhia e imcorporando ao nome a expressão “associado ao ING”.


A marca
A marca SulAmérica, principal identificador visual da empresa, resulta da combinação de diferentes elementos: o logotipo da SulAmérica; o endosso ING, formado pela expressão "associada ao" seguida da logomarca ING; e uma seta integradora. As posições dos elementos gráficos que compõem a marca SulAmérica precisam ser rigorosamente mantidas, para que se assegurem a qualidade e a padronização do desenho. Em qualquer veiculação da marca, devem ser utilizados os arquivos originais, disponibilizados nos links abaixo.

Marcas antigas



Marca atual
A criação da marca SulAmérica teve como base, de um lado, a identificação dos aspectos mais representativos da antiga identidade visual da empresa e, de outro, a incorporação dos novos elementos trazidos pela associação com o ING. O triedro não era facilmente lembrado pelos clientes, sendo motivo até mesmo de erros de reconhecimento. Optou-se, portanto, por eliminá-lo. Já os dois tons de azul eram fortemente característicos da SulAmérica. Assim, decidiu-se pela manutenção do azul escuro com uma pequena adaptação para o mesmo azul institucional do ING. Além de simbolizar a noção de continuidade, a cor azul reforça atributos de confiabilidade e solidez. A cor laranja chama a atenção para a mudança. Presente na logomarca ING e na seta integradora, reforça impressões de dinamismo, de novidade, de evolução. A seta indica também a direção da empresa, seu rumo, seu futuro. Intencionalmente, aponta para a frente e para cima, relacionando-se a objetivos de performance como “rentabilidade acima da média” e “excelência no atendimento”. Grafada como uma única palavra, em TheMix, alfabeto contemporâneo e despojado, a denominação “SulAmérica” também ganhou novo caráter, mais notável e moderno. Por fim, o endosso ING, presente na nova marca SulAmérica, foi aplicado com discrição, para assinalar sutilmente sua importância.


Campanhas

O padrão gráfico do Universo Visual SulAmérica é formado por duas tarjas paralelas que se opõem no layout e podem assumir tanto a posição vertical como a posição horizontal, adequandose ao formato da área de composição. Estas duas tarjas são separadas por uma “área de fundo branco” e são denominadas de Tarja Monocromática e Tarja Bicromática. A área de fundo branco define o espaço utilizado para a assinatura SulAmérica (marca) e para informações secundárias de texto. A Tarja Monocromática pode dividir o seu espaço com imagens e pode ser utilizada para comportar chamadas, títulos, informações em destaque ou, simplesmente, para compor o padrão gráfico, como pode ser observado nas figuras acima. A assinatura SulAmérica acontece de duas formas: na primeira, ela se destaca e ocupa a parte central da área de fundo branco. Na segunda, a marca possui dimensões menores e é posicionada no canto inferior direito, centralizada sobre o lado direito da Tarja Bicromática, o que referencia a assinatura SulAmérica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário