segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Campanha “Viva o Lado Coca-Cola da Música”

A Coca-Cola está sempre associada à sons, seja pelo barulho de uma latinha ou garrafa se abrindo ou pela própria música que todos conhecemos "Sempre Coca-Cola" .

A empresa, então, lançou no verão de 2007 uma campanha chamada “Viva o Lado Coca-Cola da Música”.

As peças são compostas por instrumentos musicais e rostos que, juntos, simulam o movimento da Coca-Cola saindo da garrafa e aparecem citações a diversos estilos musicais: rock, samba, funk, jazz, punk etc.

O filme "Homem Pássaro", viuculado na TV transmite, em diferentes formas, o conceito de fusão entre diversidades proposto pelo conceito da campanha, por meio de uma metáfora que associa o ato de beber uma Coca-Cola ao de unir diferenças de estilos e ritmos. À medida que interage com vários outros personagens, o protagonista se transforma, se "globaliza" absorvendo elementos das diferentes tendências musicais e de estilo. A trilha sonora também evolui nos momentos em que esses encontros ocorrem, incorporando timbres e batidas que resultaram dessas fusões.

A marca criou o Estúdio Coca-Cola promovendo a mistura entre músicos como Marcelo D2 e Lenine, NX Zero e Babado Novo, Pitty e Negra Li em programas especiais na MTV. Já para o meio eletrônico foi criado um blog, sendo atualizado diariamente com informações sobre bandas, cantores, fotos e vídeos. A campanha também esteve presente no MSN com uma aba exibindo vídeos e pequenos textos, de onde 45% dos visitantes do hotsite partiram. "O conteúdo multimídia era um aspecto fundamental, pois era ele quem gerava assunto, manteve o assunto fresco na cabeça das pessoas e gerava retorno ao site", Adriana Knackfuss, Gerente de Marketing da Coca-Cola Brasil

No hotsite era possível criar músicas personalizadas, misturando sons de diversos estilos, de acordo com o tema da campanha, trocando-as por criações de outros usuários, transmitindo-as para ipod ou celular.

A marca também realizou a ação “Tag Hits”, que permitia a troca de anéis e tampas de garrafa pelos chamados Tags (pequenas placas de metal como enfeite para colar de pescoço), reforçando assim a campanha.

Foram quase 1,5 milhão de visitas no mês de maio, registrando o recorde de acesso ao site. No YouTube foram registrados mais de 30 mil views. Pelo site de vídeos e pelas diversas comunidades do Orkut, a Coca-Cola pôde monitorar as impressões e opiniões que o público vinha tendo da ação.

As peças diferenciadas cumpriram seu objetivo, de estimular a integração de música e pessoas, proporcionando uma ampla representação dos consumidores de Coca-Cola causando grande impacto e gerando visibilidade positiva à marca.

Em relação ao meu PGD, não encontrei nenhuma marca onde o som ou a música tivesse tanta importância, mas o exemplo da Coca-Cola é ótimo se analisarmos como o conceito “Coca-Cola – Música’’ foi transmitido, e a transmissão de conceitos é essencial na criação de coleções.

http://www.youtube.com/watch?v=_rZLJFflLwY














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