terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Plim Plim da Rede Globo

Você sabia que a vinheta do plim plim foi criada para marcar a passagem de ida e de volta dos intervalos comerciais?
O ruído foi encomendado em 1971 pelo diretor da emissora, José Bonifácio, o Boni, que desejava algo que pudesse ser ouvido a quadras de distância e que fizesse a família voltar para a frente da TV. A ideia foi executada por Mauro Borja Lopes, o Borjalo.

Na década de 70, os filmes na rede Globo eram cortados repentinamente quando vinha o comercial, disto isso, o Boni da Rede Globo teve a idéia de colocar vinhetas para que informassem ao público quando o filme iria para o comercial e quando ele voltava. Como o velho costume brasileiro permanece; os telespectadores aproveitam sempre o intervalo do filme para fazer uma boquinha, ir ao banheiro, pegar uma cerveja, essas coisas e muitas vezes perdiam uma parte do filme pela demora de voltar. Foi pensando nisso que a rede Globo em 73 teve uma grande idéia, colocar um som estridente ao fundo para quando o telespectador sair da frente da telinha escutar de longe, o som que até hoje escutamos.

Se você tiver debaixo do chuveiro ou até mesmo passando pela frente de alguma casa dependendo da altura é capaz de escutá-lo. O Plin Plin da Globo é tão forte emitindo um som estridente aos nosso ouvidos que faz com que possamos escutar bem longe, até mesmo se colocarmos as mão nos ouvidos escutamos. Segundo seu criador, Boni, o plim-plim é a coisa mais ética que há na tevê. Antes, o espectador era jogado no comercial sem se dar conta. Abaixo, um vídeo que mostra e evolução do "plim plim" ao longo dos anos.







No início o Plim-plim era na verdade um Bip-bip. A vinheta, segundo Boni, representava o diafragma de uma máquina fotográfica que se abria e fechava. Com a chegada de Hans Donner a Globo, todo o visual da emissora foi mudado inclusive o "Bip-bip". Ele criou uma vinheta com um som estridente, em que, se você tiver passando na rua você escutaria o tal Plim-plim nas casas que estão assistindo a Globo. Este globo era criação do desenhista Borjalo e foi o primo globo a fazer "plim-plim" em 1973, sendo que na verdade ele era um "bip-bip" de 3 segundos e que só depois, com Hans Donner ganhou aquele som de vidro tilintando e tornando-se o "plim-plim" atual. Na mesma época que se mudou o som, Hans Donner criou o novo logotipo da emissora e que a partir deste derivaram todos os seguintes.Em 1995 a vinheta do plim-plim foi trocado por um pequeno desenho animado de 30 segundos com historinhas cômicas e (ou) educativas e no fim o plim-plim.


Atualmente, o "plin plin" está fazendo uma homenagem para o ano da astronomia.
Hans Donner e sua equipe resolveram introduzir a famosa esfera metálica no contexto do universo em meio a diversos planetas e estrelas. A vinheta plim-plim também acompanhou a mesma linguagem, onde duas esferas cromadas, representando planetas de uma sistema como o Solar, se alinham na órbita, formando mais uma vez o símbolo do canal acompanhado do som típico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário