segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MC Donald's e suas experiências sonoras

Para aplicação prática no Projeto Final sobre a Graff Inn Bureau de Impressão, foram pensadas algumas alternativas mais triviais do uso do som para agregar valor a empresa.

Uma opção bem simples de ser aplicada seria a sonorização do ambiente da empresa. Estudos comprovam que tanto clientes como funcionários se comportam diferente de acordo com o tipo de música tocada. A música ambiente deve servir como uma válvula de discontração com ritmo e volume adequados. Contudo vale alertar que qualquer estabelecimento comercial, não importa qual o segmento se transmite obra musical para entreter a clientela, deve pagar direitos autorais ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vem entendendo dessa forma em diversos julgados, seguindo a Súmula n. 63/STJ.

Outra forma de caracterizar a empresa através do branding sensorial é o uso de uma trilha sonora interessante no site, até mesmo com uma animação do logotipo na abertura com um som marcante como utilizado pela Intel. Podemos também usar a mesma trilha no atendimento telefônico, tornando a espera mais interessante.


A Graff Inn não tem pretensões de investir na área de comerciais em televisão, devido ao alto custo do espaço publicitário, porém com o advento do Youtube, com um bom uso de marketing viral pode ser criado também um comercial online, inclusive com promoções. O uso do som nos comerciais já é muito antigo; várias propagandas/jingles são eternos na minha memória como: Óticas do Povo, Insetisam e o caso que deu título a este post do Mc Donald's.


O Mc Donald's está sempre investindo em diferentes formas de marketing e estratégias. Uma promoção bem antiga que foi sucesso nos anos 90 e inclusive foi reeditada posteriormente foi a da música do Big Mac (2 hamburgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e pickles no pão com gergelim), que ao ser cantada de forma correta no caixa o cliente ganhava o prêmio da promoção.

Atualmente a gigante de fast food ataca com uma nova estratégia envolvendo música, internet e parceria com outra gigante, a Sony Music.
Uma promoção inédita para o internauta: a partir do próximo dia 08, quem comprar um Big Mac em um McDonnalds de Porto Rico, Canadá ou EUA, ganhará uma senha que permitirá baixar uma música do site de venda de música digital da Sony, o Connect. Na primeira metade de julho, entrarão na campanha promocional também as lanchonetes da França, Alemanha e Reino Unido e o Mc Donnald's já anunciou que a promoção se repetirá também em outros países (talvez o Brasil esteja nessa lista?), mas não deu mais detalhes além disso.

Já a Sony informou que o ganhador da tal senha da promoção terá direito a escolher qualquer música de seu catálogo disponível no Connect. Vale lembrar que essa é a gravadora de diversos artistas internacionais famosos, que vão de bandas de rock como Pearl Jam e Aerosmith até artistas consagrados como Michael Jackson.



Nenhum comentário:

Postar um comentário