terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pão e Cia


A marca escolhida para esse exercício é um dos concorrentes para o projeto de conclusão de curso, empresa chamada de Pão e Cia. Segundo Martin Lindstrom o sentido da visão é o mais “sedutor de todos os sentidos”, e é o parâmetro pelo qual a marca citada acima será avaliada.
Em termos de comportamento da marca por si só, o logotipo se assemelha a um selo, o que alude a algo corporativo, industrial. E até certo ponto faz sentido porque o Pão e Cia é uma mega franquia, mais do que uma padaria comum. A tipografia usada é moderna por ser sem serifa, é redonda e espessa, o que lembra a massa crua. O que segundo David Aacker, é um ponto positivo por remeter ao produto final. Os endossos “padaria e cafeteria”, e “sem aditivos” no meu ver não fazem mais do que poluir o logo. Contudo, é compreensível que o proprietário queira expor na sua identidade um de seus diferenciais, o fato dos produtos não conterem aditivos. O logotipo sozinho, não faz jus a qualidade da empresa, entretanto, ao ser incorporado na papelaria e nos produtos, dentro de seu contexto, a marca passa a fazer sentido. Levando em consideração apenas sua forma, porque usado nas embalagens de papel craft, o logo passa a ser aplicado em apenas uma cor, vermelho ou preto. O logo oficial faz uso de bege/areia, vermelho e branco. A cor bege lembra a pão, o produto principal e vermelho ajuda no destaque, alem de compor o efeito visual de “selo”.



Nas peças como cardápio, serviço americano e sacolas de viagem, pode-se perceber o uso constante de papel craft, contudo, com a retirada do logo, as peças não são mais reconhecíveis. No serviço americano esacolas, está presente um grafismo, que não é forte o suficiente para representar a marca.




Nesta campanha acíma, pode-se perceber um padrão em termos de cor ( o amarelado presente no logo). Além do logotipo presente na parte inferior de cada peça. Na maioria das peças, a tipografia se mantém a mesma.


Em termos de ambiente construido, pela foto acima, pode-se notar o peso do logo na fachada. No interior da loja, a cor vermelha-terracota é muito usada, uma variável do vermelho do logo. Madeira é muito usada tanto na parte externa quanto interna. Sua arquitetura e decoração não são o bastante para singular a loja.


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