segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Musak Music

Música funcional, não apenas de entretenimento. Musak Corporation é uma empresa especialista no uso psicológico da música. Seu foco vai além da ‘música de fundo’: ela cria atmosferas que fazem as pessoas se sentirem bem no ambiente e associar esse sentimento à marca.


O trabalho da Musak no campo do Audio Architecture é selecionar sons que casem perfeitamente com a marca, capturando os elementos que a fazem única. É metade arte, metade ciência e 100% alma.

A chave do sucesso da Musak vem do conceito de estímulo contínuo, um sistema que dá às pessoas uma sensação de movimento através de um programa de som dividido em blocos de 15 minutos. Em cada segmento desses, os sons são organizados desde o que produz o menor estímulo, pro que produz os maiores. Fatores como tempo, ritmo, instrumentação e o tamanho da orquestra são os determinantes da intensidade dos estímulos provocados.

A Musak sempre foi conhecida por criar música para empresas, mas, além disso, ela é uma grande parte da própria indústria da música e é este o case que analisarei a seguir.

A empresa foi pro Texas, cidade conhecida mundialmente como a ‘capital da música ao vivo’. Lá estava representado, no festival SXSW, cada setor do mercado da música.

O intuito da Musak no festival era mostrar a todos um segmento diferente do que a empresa está habituada: o catálogo de artistas. Através dele, os novos artistas têm a chance de divulgar a sua música para mais de 100 milhões de pessoas todos os dias sem precisar se preocupar com os direitos cobrados pelas gravadoras.

Após o término das apresentações ao ar livre, o pequeno palco montado pela Musak ocupava uma mini galeria de paredes brancas. Ambientaram com luzes vermelhas translúcidas, perfume de chocolate, rosas vermelhas, enfim, elementos que traziam emoções pro espaço, misturando músicas, aromas, gostos e sinais visuais.




Em duas horas, a Musak conseguiu demonstrar sua enorme habilidade em criar experiências sensoriais apoiadas, principalmente, na música, mostrando novos artistas a gravadoras e empresários. Os estímulos criados dependem de baixíssimo grau de atenção, fazendo com que uma música que você considera apenas ‘música de fundo’, penetre no seu inconsciente e provoque as sensações estudadas cuidadosamente pela Musak. Pronto, a música do ambiente estará agora com você.

A festa cumpriu seu papel de criar experiências tangíveis com a música. Além disso, os artistas e gravadoras tiveram a oportunidade de ter a sua música conectada às pessoas, em um contexto completamente diferente do rádio ou qualquer outro formato.

O interessante da proposta do Musak pro meu PGD é a forma como eles se relacionam com a música. Ela é a base na criação de atmosfera dos ambientes e as ações que ela provoca são fundamentadas cientificamente pela Musak de diversas formas. O estudo das sensações que a música emerge em cada um é importantíssimo em uma casa de shows, e a maneira como eles fazem é brilhante ao ponto de estudarem e se embasarem também a partir de artistas independentes.

A música que chega inconscientemente e fica, propositalmente, é uma prática que mantém os novos artistas no mercado e divulga os conceitos de music branding. E isto caracteriza a ação da Musak como um case de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário