segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Simulando ambiente virtual

Hoje em dia todo mundo quer ter um home-theater com caixas de som 5.1 para curtir toda aquela imersão sonora que o som espacial permite. Porém, existe uma técnica muito ignorada que dá um efeito muito superior, e usando fones de ouvido comuns: o esquema Binaural Recording, ou “gravação bináurea”.

Isto é possível usando um esquema de gravação com dois microfones, cada um dedicado a captar o que seria um dos ouvidos, que ficam afastados a cerca de 18 centímetros um do outro. Em tese, isto simula a zona neutra que existe entre nosso ouvidos e permite a captação do som de maneira mais real. Mas não é só isso: o processo mais profissional inclui ainda microfones de alta sensibilidade, que são colocados dentro de um molde de uma cabeça humana, de forma a simular todo caminho percorrido pelas ondas sonoras através de nossas orelhas.


Não demorou muito e as empresas já começaram a utilizar a Tecnologia Binarual, para promover experiências virtuais de seus produtos onde o maior apelativo é o Som. Um exemplo é a Honda que lançou o site http://www.cb1300.com.br/ que permite ao ouvinte saber qual a sensação de pilotar este verdadeiro monstro.


A demonstração mais impressionante desta tecnologia é a Barbearia Virtual do Luigi. Para se ter idéia do potencial desta tecnologia, é muito importante usar headfone. Se você tentar escutar nas caixas do computador, você não terá a mesma sensação de estar dentro da barbearia do engraçado Luigi, junto com seu assistente Manuel.


O meu PGD, consiste na criação da indetidade visual, site e divulgação de uma empresa de TI que ingressará no mercado agora. Por ser uma empresa de suporte focada a atender grandes empresas, não encontrei nenhuma relação com marcas semelhantes ou que façam trabalhos na mesma área que tivessem usado sons ambientes ou em seus sites. Acredito que esse tipo de alternativas para fazer os clientes lembrarem da marca não seja viável dentro dentro do objetivo apresentado pela empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário