domingo, 4 de outubro de 2009

Uso do cheiro e sabor para construção de uma marca junto ao mercado - Pão & Cia


Para o setor gastronômico, nada mais apropriado do que o uso de cheiro e sabor no processo de branding. A meu ver, é fácil reconhecer ou associar um cheiro ou sabor a alguma marca. O cheiro por exemplo de pão de queijo fresco, quando se sente na rua, você sabe imediatamente o que é, e dependendo de sua localização, sabe exatamente de onde vem.
Segundo Lindstrom: “...Estes estímulos sensoriais não apenas provocam em nós comportamentos além da razão, como também contribuem para que possamos distinguir os produtos de determinadas marcas, que passam a fazer parte da nossa memória de longo prazo e de nosso processo de tomada de decisão...”
Tome como exemplo a empresa Pão e Cia, a loja está constantemente com cheiro de pão fresco, e isso se dá graças as a pequenos fornos localizados dentro da loja, perto dos clientes. Em termos de sabor, é muito difícil reconhecer e diferenciar gosto de pão, mas certamente é possível diferenciar um produto que seja exclusivo da marca. Eu por exemplo, quando fui lanchar no Pão e Cia, pedi um mini croissant de alho, nunca tinha provado, agora, da próxima vez que comer um croissant de alho, vou me lembrar da marca.
A implementação de pequenos fornos pela loja, usado pelo Pão e Cia é uma boa forma de garantir que o ambiente estará sempre com cheiro de pão recém saído do forno. É algo que pode-se pensar em adotar na padaria Panier, e ao criar sanduíches únicos de croissant, um recall da marca será imediato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário