segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"SENSES" na Harrods



Objetivo


A revendedora excluliva Harrods estava querendo fazer uma promoção in-store para ampliar a experiência de compra dos consumidores/clientes, além de se destacar do segmento aonde atua. Desde sua abertura, a Harrods sempre se orgulhou de sua reputação pela excelência, além de sempre ter desejado aliar boa experiência ao momento de compra.


Approach


O "SENSES", promoção na Harrods, foi desenhada para encorajar os clientes a olhar, tocar, cheirar, provar e/ou ouvir whatever and whenever. Sua agência consultora se baseou no estudo mais largargamente conduzido sobre como os cinco sentidos influenciam na criação das marcas e na interação dos consumidores com ela, além de comprovar, cientificamente, que o olfato é o sentido que influencia emocionalmente 75% a mais do que os outros sentidos. Acredita-se que as marcas estejam cada vez mais sendo sentidas pelas pessoas, mas além disso, estão sendo observadas e policiadas por elas. Elas só existem se estiverem presentes, não só na mente mas no coração delas. As empresas, hoje, tem muito mais do que clientes; têm pessoas, seres humanos sensíveis mais bem informados, muito mais exigentes e críticos. Foi, então, a partir disso que a promoção "SENSES" foi desenvolvida.


Implementação


A promoção durou de 4 de fevereiro a 28 de março de 2008. especialista de branding, em conjunto com especialistas em aroma como meio de comunicação (The Aroma Co), customizaram e implementaram 12 aromas variados em seções variadas, visando provocar a memória e encorajar os consumidores a tomar atitudes positivas baseadas nos sinais olfativos – trabalhando em conjunto com o visual. A promoção não só era aplicada às seções de dentro da Harrods como, também, disponibilizava essas essências caso o consumidor quisesse prolongar essa experiência olfativa, e levar para casa. No Brasil, muitas lojas já fazem isso. Por exemplo, a Le Lis Blanc, que já tem um aroma personalizado e imbutido no valor da marca, ele é hoje comercializado para clientes da marca. Nesta ação da Harrods, havia aplicações dos sentidos nos elevadores, aonde todas as paredes eram revestidas com o material promocional, ou seja, a pessoa, já no caminho, ia experenciando os cheiros. Com essa ação promocional, a Harrods atingiu seus objetivos.









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