terça-feira, 27 de outubro de 2009

Massinhas Play-Doh

Como o som que se ouve quando você agita uma caixa de tijolos LEGO, o cheiro dos compostos de modelagem Play-Doh é instantaneamente reconhecido por milhões de pessoas. Ele lembra aos adultos o tempo em que eram crianças. O aroma é tão memorável e inunda as pessoas com tanta nostalgia que há até mesmo um perfume Play-Doh em honra ao 50º aniversário da massa de modelar.

Mas a fragância não é a única coisa que as pessoas lembram sobre os compostos Play-Doh. Há também sua textura: é macia, flexível e lisa. Parece úmida, não pegajosa. Mas se você os deixar descobertos durante a noite, secam e endurecem.

Tudo começou com um limpador de papel de parede. De acordo com a lenda, um professor da pré-escola disse a seu cunhado que o barro de modelagem na sala de aula era muito duro para as crianças usarem. Em 1955, ele lhe enviou uma amostra do limpador de papel de parede da companhia dele - uma substância pastosa que as pessoas giravam para cima e para baixo na parede para remover depósitos de fuligem. Ele era não-tóxico e fácil de moldar, além de ter se tornado um sucesso instantâneo na sala de aula. Dentro de um ano, o limpador de papel de parede se tornou o composto de modelagem Play-Doh. Ele entrou oficialmente no mercado, em 1956.

O primeiro desses brinquedos, a fábrica de diversão, chegou ao mercado em 1960 e versões ainda estão disponíveis atualmente. Em outros brinquedos Play-Doh, massas modeladas transformam-se em uma gama de objetos compridos como a língua de um cão, sorvete derretido e cabelos que podem ser cortados e arrumados.

Os compostos Play-Doh podem fazer tudo isto por causa das interações entre seus ingredientes. Os ingredientes exatos são um segredo muito bem guardado, mas a Hasbro, a companhia que faz e distribui os compostos, revela alguns fatos sobre sua composição básica. A massa contém água, sal e farinha. Não contém amendoim, olho de amendoim ou leite, entretanto, ela contém trigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário