terça-feira, 27 de outubro de 2009

Música Champions League

As experiências com a marca têm se estendido para novos sentidos. Nesse novo momento, além da visão, pudemos observar que empresas utilizam-se de novas táticas que objetivam outros sentidos de maneira que o cliente-alvo sinta-se envolvido e tenha uma grande experiência com a marca.

Tomemos como exemplo a UEFA Champions League. Não obstante todo o esforço e produção visual, que são muito bem posicionados e comunicados, a marca também explora um componente importante, a audição. As vinhetas de abertura de todas as temporadas possuem uma música. Essa música transmite o conceito central da marca, prestígio, paixão, excelência e inspiração. Uma música clássica que ao ser transmitida sempre em conjunto com a abertura criou um lugar cativo na mente dos torcedores/consumidores. No cotidiano de cada pessoa, em sua casa, minutos antes de começar a partida de futebol, a TV anuncia a abertura do jogo e o som da vinheta penetra por toda a casa. Enquanto que a imagem fica restrita a certa distância, o som invade toda a casa do torcedor. Quando os dois times estão em campo, há uma celebração/homenagem, semelhante ao do hino nacional de cada país durante a copa do mundo. Porém, o hino pronunciado aqui é a música da UEFA. Mais uma vez reforçando o estimulo sonoro, atingido a memória dos telespectadores e nesse caso expectores, pois, até mesmo aqueles que estão no estádio ouvem o hino.

Outro exemplo clássico são os conceitos sonoros da rede globo. Fomos ensinados, educados a associar os sons a certas ações. Por exemplo, certamente todos conhecem a música que toca quando algum time faz um gol. Quem não lembra a música que tocava quando o Ayrton Senna ganhava as corridas? Todo esse esforço reconhecido hoje como, Brand Sense, faz com que na verdade a marca da rede globo, ultrapasse os estímulos comuns (visão) e penetre na mente dos consumidores de outras maneiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário