terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Música e Design em Ambientes

Musicário é uma casa de espetáculos musicais.

O que se vê hoje são casas que não são lembradas por si só, pelo que oferecem ao público. São casas que funcionam apenas em função dos espetáculos que promovem. Ou seja, são espaços bem similares, preocupados apenas com a dimensão do nome que se apresentará no palco, negligenciando a própria identidade.

O esforço, então, foi aplicado à criação da identidade esquecida. Por isso, foi pensado na construção da marca pensando em palavras, sensações e sons que sejam entendidos imediatamente pelo seu público-alvo.

O que se esperou alcançar com este novo nome é ser percebido, imediatamente, como um ambiente de entretenimento ligado a música. Outro fator importante foi destacar a questão geográfica, que também faz parte do diferencial da casa.

Com a definição do nome que substituirá o atual Vivo Rio, a casa começou a criar uma personalidade e fica mais próxima da definição do seu novo posicionamento


O nome Musicário foi o fruto da utilização das palavras-chave da proposta. Ele sintetiza as idéias de nacionalidade, simplicidade e identificação com o segmento. Além disso, é uma palavra nova, exclusiva até o momento e que tem uma singularidade interessante.
Ao analisar a palavra, é notória a quantidade de desdobramentos que ela possui e as muitas associações que ela pode trazer. Musicário é:

MÚSICA + RIO
Identifica o segmento de casas de espetáculos ligadas a música. Reforça a questão geográfica por estar no Rio de Janeiro.

MÚSICA CARIOCA
Foca a localização e cria uma ligação com o público carioca.

CENÁRIO MUSICAL
Tenta passar o conceito de ícone musical carioca.
Se a casa representa o cenário musical da cidade, ela vira referência.

RELICÁRIO MUSICAL
Lugar sagrado da música, onde tudo diz respeito a ela.


Localizada no Rio de Janeiro, precisamente no bairro Aterro do Flamengo, o ambiente é destinado ao público jovem amante das novas tendências musicais.

A casa tem o compromisso de oferecer entretenimento em todos os níveis: antes, durante e após os shows.

O sistema de identidade da marca do Musicário possui as principais características da casa: modernidade, irreverência e fusão de estilos e tribos musicais.


Estímulo
Valores: Diferenciação.
Estímulo sem marca: comunicação externa e interna de com aspecto institucional, sem vida.
Estímulo com marca: percepção de um ambiente de entretenimento, voltado para shows musicais. Reconhecimento visual de estilos musicais.

Melhoria
Valores: Ambientes.
Melhoria sem marca: Outra grande casa de shows com grandes atrações.
Melhoria com marca: Uma casa que se preocupa não só com a qualidade das atrações, mas com seus espaços, com o ambiente que quer proporcionar ao público, seja ele físico ou virtual.

Vínculo
Valores: Conexão com a música
Vínculo: Entretenimento antes, durante e após os espetáculos.
Extensão do vínculo: Oferecer entretenimento em três níveis: antes do espetáculo, no foyer; durante o espetáculo, com iluminação e som de qualidade; e após o espetáculo, via internet e celular.
- Gravação de áudio e vídeo de alta qualidade.
- Eficiente aplicação de carteirinhas para o público, com geração de um sistema de pontos e benefícios.
- Portal na internet com grande variedade de seções e tudo relacionado à música jovem mundial.
- Comunicação visual externa conectada com o universo jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário