terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Brasileirão 2010

Martin Lindstorm em seu livro Brand Sense desenvolveu uma teoria que chamou de 5D, e defendeu a idéia de que as empresas para obterem sucesso absoluto deveriam preencher ao máximo as cinco dimensões sensoriais que são: visão, audição, olfato, tato e paladar.

Algumas empresas adotaram esse modelo e desenvolveram na medida do possível alguns pontos de contatos com esses sentidos. Enfim, potenciais foram os ganhos que essas macas obtiveram, pois, proporcionaram aos consumidores uma nova forma de experiência que ficou marcada gerando um valor positivo.

Observemos essas dimensões dentro do Brasileirão. Em primeiro lugar é preciso entender como é a relação de consumo entre o produto/cliente. Praticamente existem duas formas de consumo:
1. Ao vivo (dentro do estádio)
2. Espectador (pela TV, rádio e web)

A forma através da qual o produto é consumido nos permite desenvolver estratégias para uma melhor estimulação sensorial, e neste caso, torna-se claro que o olfato, paladar e tato, são ações impraticáveis. Os melhores estímulos são os visuais e sonoros que já são bens explorados. Existem diversas intervenções gráficas e sonoras que foram “alfabetizando” o consumidor. Todo consumidor reconhece o som do gol, das vinhetas de abertura etc. Nos que diz respeito aos estímulos visuais temos até mesmo a seleção de imagens (edição de vídeo) que correspondem aos valores do campeonato. A escolha de imagens emotivas, como por exemplo, torcedores gritando e cantando, pessoas aflitas, replays de dribles em câmera lenta, enfim, toda essa edição promovendo uma experiência visual emotiva.

A melhor forma de ampliar a promoção da marca através de outros estímulos é a criação de uma boutique do Brasileirão. Uma alternativa para venda de produtos relacionados ao campeonato, bolas, camisas, Dvd’s e etc. Dentro do universo da loja é possível ter controle sobre diversos aspectos e neste caso torna-se essencial o desenvolvimento de outras experiências que possam fortalecer a marca. Algumas idéias possíveis para a implementação do Brand Sense através de uma loja exclusiva desenvolvida pelo Brasileirão.

Audição
- À medida que o comprador entra na loja, um sistema sensível é acionado e automaticamente um som de torcida é reproduzido.
- Reprodução de músicas específicas em nível ambiente para climatizar a loja. Estudos comprovam que a música ajuda a manter o estado sentimental do cliente, mantendo ele na loja por mais tempo.

Visão
- Telas de LCD em grandes tamanhos reproduzindo torcidas, grande lances, jogadores e etc.
- Iluminação cênica dentro da loja, de forma que seja semelhante aos holofotes de um campo de futebol

Tato
- Substituir o chão padrão por uma camada de grama sintética. O comprador terá a sensação de estar entrando em campo

Olfato
- Solicitar junto a uma empresa especializada no ramo, um tipo de fragância que melhor represente o Brasileirão e seus valores.

Embora o pgd do Brasileirão não se estende a criação de uma boutique, estas são as sugestões desenvolvidas pelo grupo com base nas aulas de Comunicação Multisensorial.

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