terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Hélio Oiticica e a Comunicação Multisensorial


Helio Oiticica foi um artista plástico que inciou o movimento Parangolé, este movimento causou a quebra de paradigmas, ontem a pintura passou a ir além do enquadramento.
A obra de Helio Oiticica, através da utilização da cor num espaço tridimencional, tinha como objetivo liberar a pintura, tirando ela do seu enquadramento tradicional.
Se utilizando de diversos materiais sua obra tinha a função de ser tocada, não apenas ser vista. Ela deveria levar ao espectador a sua experimentação.
Essa interação entre obra e expectador é o que transforma a obra de Helio oiticica em algo inovador,
Inovador e com uma visão única ele utilizada o espectador, para vivenciar a sua obra que não deveria apenas ser vista, tinha também de ser tocada e vivenciada.
Sua arte vai alem da idéia de contemplação, ela tinha como objetivo, uma interação sensorial do publico mais ampla, o que produzia diferentes reações e questionamentos nesse publico.


Uma de suas obras foi o penetrável, um labirinto, e nele o espectador entrava, experimentando os diversos sentidos como tato, olfato, audição paladar sem contar a visão, levando a vivencia da obra ao antes, somente um espectador.

A comunicação multisensorial ela atua de forma tridimensional, utilizada como estratégia para diversas marcas ela faz com o que o espectador, interaja de diferentes maneira com a marca, criando reações adversas. Pois se acredita que os sentidos podem ser um diferencial para a marca, que passa a trazer uma experiência inovadora para o consumidor. Assim como podemos ver na obra de helio oiticica, ele também trazia essa mistura de sentidos para o espectador que entrava em sua obra passava a vivencia-la como propõe a comunicação multisensorial onde a pessoa passa a vivenciar a marca.

Hoje podemos ver diferentes ações onde exite essa situação e experimentação, como é o casso do bar Revolution em Las Vegas que um de seus diferenciais é uma tela interativa na mesa onde o consumidor pode brincar enquanto está no ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário