domingo, 13 de dezembro de 2009

Branding Graffinn Soluções Gráficas

A Graff Inn Bureau de Impressão existe há mais de 10 anos com sua fundação em 01 de outubro de 1998. A empresa possui administração familiar e presta serviços na área de impressão e cópias, voltada ao mercado gráfico de pequenas e médias tiragens. A principal necessidade dos clientes desse nicho de mercado é a execução expressa dos pedidos. A Graff Inn conta também com um pequeno departamento de criação para atender a demanda de alguns clientes que chegam ao bureau e solicitam algum material gráfico, porém não possuem arte final. O diferencial da empresa é o atendimento personalizado, o que proporciona confiança e credibilidade junto aos clientes.

O PGD foi desenvolvido visando reestruturar a identidade visual da empresa com o objetivo de melhorar a imagem da Graffinn junto aos clientes, fornecedores e funcionários refletindo uma nova fase mais madura após 10 anos de funcionamento, bem como a mudança/evolução do próprio setor.

Além disso, melhorias em todos os pontos de contato com a marca foram previstas, visando garantir a rápida associação do novo logotipo e criar ainda mais sinergia com os consumidores.

O primeiro ponto foi a definição das novas cores institucionais. Foi escolhido o azul e o verde, e tais cores foram usadas no ambiente e em todas as peças de comunicação da empresa.

A cor azul represanta a cor do céu, do espírito e do pensamento; é a representação do ideal e o sonho. O azul escolhido para a marca contrasta com o verde vibrante agregando outros atributos como: segurança, tranquilidade, fidelidade e compreensão. O azul Graffinn é um azul escuro, contudo tal cor foi trabalhada visando alcançar uma tonalidade única, sóbria, porém pregnante. Com um toque de saturação ela possui vida mesmo sendo uma cor fechada.

O Verde vibrante significa proteção, contentamento, natureza e crescimento. O trabalho na busca da tonalidade do verde para a marca foi visando valores como energia, disposição e sutentabilidade. O ambiente da gráfica com a pintura em tom pastel de verde, ganhou mais vida e positividade. Sua utilização agrega valores como vigor, juventude, inteligência, frescor e esperança. Os valores que a Graffinn busca para sua equipe são a síntese deste simbolismo.

Em seguida foi traçado a personalidade da marca e criada uma pirâmide estrutural para os atributos.

  • COMPETENTE: Utilizamos a experiência aliada à constante busca por resultados superiores para atender os clientes.
  • COMPROMETIDA: Os prazos estipulados devem ser cumpridos rigorosamente.
  • CONFIÁVEL: A confidencialidade dos serviços deve ser preservada.
  • PARCEIRA: Os clientes são a razão da existência da empresa, sempre devemos nos apresentar de forma participativa.
  • INOVADORA: Vislumbrar cenários futuros buscando sempre antever as oportunidades.
  • DINÂMICA: Adoramos os desafios, buscamos adequar nossos serviços às novas situações do cotidiano.
  • INTELIGENTE: As dificuldades nos levam a novas soluções, com inteligência e criatividade devemos nos adequar às demandas.


Proposta de adequação do nome | Naming

Ao observar o nome da empresa Graff Inn, a primeira impressão é a de um nome complexo, pois não existe um significado direto na língua portuguesa e por sua grafia complicada. Porém após uma análise mais apurada, nota-se diversas ligações positivas.

Primeiramente, é um nome curto, de sonoridade forte com boa vocalização e alto grau de diferenciação.

O prefixo Graff propõe uma associação direta á palavra gráfica, dispensando a necessidade de utilizar uma palavra indicativa como: Copiadora xxxxx ou Gráfica xxxxx. O sufixo Inn vem da palavra inglesa que significa estalagem. Tal sufixo é muito usado em redes de hotel com posicionamento intimista onde o atendimento dado é extremamente amigável, como exemplo Holliday Inn. No caso da Graff Inn tal uso reforça o conceito familiar e intimista da empresa. O “Inn” também pode ser ligado a palavras como inovar, interagir e integração.

Após avaliar os simbolismos, a vocalização, os prós e os contras do nome Graff Inn, chega-se a conclusão que o nome deve ser mantido, porém a nova assinatura será simplificada através da junção das duas palavras em uma só. O novo nome fantasia passará a ser Graffinn, facilitando o entendimento, mantendo os simbolismos positivos do nome e adequando a forma que atualmente já é pronunciado e escrito em emails ou sites.


Proposta de adequação do endosso

Após compreender que o novo posicionamento da Graffinn está direcionado a um mercado muito mais amplo que somente o segmento de impressões, pesquisou-se os endossos mais usados pelas empresas do segmento gráfico, são eles:

  • Gráfica Rápida
  • Copiadora
  • Cópias e Impressões
  • Central de Impressões
  • Bureau de Impressão

Podemos observar que tais nomes são extremamente restritos e não prevêem uma possível reconfiguração do segmento. Entendemos que o endosso ideal seria algo que transmitisse a capacidade de solucionar demandas gráficas diversas tanto de natureza física (impressão em papel), quanto de natureza digital (digitalização, GED, tratamento de imagens, arte finalização).

As combinações que encontradas foram:

  • Soluções em Impressão;
  • Soluções Digitais;
  • Soluções Gráficas.

O endosso Soluções Gráficas foi escolhido, adequando-se a todo o mix de serviços da Graffinn e além disso e o mais adequado com as vastas possibilidades de crescimento da área digital.


ESTÍMULO

Valores: Ambientação / Diferenciação

A Graffinn através do seu ambiente, visa estimular e convidar os consumidores a entrarem na loja. Através de um ambiente agradável, climatizado com ar condicionado e limpo, a empresa se posiciona como uma estrutura diferenciada das concorrentes, mudando a imagem de gráfica relacionada sempre a sujeira, ambiente poluido e desorganização.

Sua vitrine também será usada com estímulos visuais, de belas impressões e promoções alteradas frequentemente criando uma alteração no olhar dos transeuntes.

Além disso uma essência será liberada na loja, visando transmitir frescor e limpeza.


MELHORIA

Valores: Parceria

A Graffinn será vista como uma parceira nos seus projetos gráficos, com uma equipe preparada para sugerir as melhores soluções para projetos a serem impressos, bem como dispor de serviços de criação adequados para cada cliente. Tal característica já presente na atual estrutura da empresa, será melhor divulgada e oferecida como o principal diferencial da Graffinn.


VÍNCULO

Valores: Fidelização

Através do site, será oferecido ferramentas de suporte online, envio de arquivos via FTP e manuais que ajudam o cliente a preparar melhor seus arquivos para fechamento. Futuramente para uma fidelização total, deverá ser oferecida uma interface para os grandes clientes, onde ele poderá deixar seus arquivos que imprime com maior freqüência e inclusive fazer alterações na solicitação de produtos com dados variáveis como certificados, cartões de visita, mala-direta, entre outros...

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