segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Hélio Oiticica - Tropicália



Helio Oiticica, original do Rio de Janeiro, e viu como forma de se expressar através da pintura, escultura e artes plásticas. É considerado por muitos um dos artistas mais revolucionários do seu tempo, tendo suas produções se destacarem pelo caráter experimental, político e inovadoras. Foi um dos artistas mais importantes do movimento neoconcreto, movimento artístico que surgiu em reação ao concretismo ortodoxo, o que o tornou um artista mundialmente conhecido.



As características de suas obras, entre outras, incluíam a possibilidade de ativa participação do publico, e com armações de madeiras e fios de nylon, Orticica criava uma verdadeira experiência dos sentidos, gerando labirintos móveis com diferentes cores e formas fazia a percepção sensorial do apreciador aflorar, além de textos e poemas, os quais conceituavam suas obras.



A obra em questão refere-se à Tropicália, cujo foi seu penetrável mais famoso. Objetivava caracterizar um estado brasileiro e é a primeira tentativa consciente objetiva, de impor uma imagem obviamente “brasileira” ao contexto atual da vanguarda e das manifestações em geral da arte nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário