terça-feira, 10 de novembro de 2009

Hélio Oiticica
Hélio Oiticica é um artista cuja produção se destaca pelo caráter experimental, político e inovador. Junto com Ligia Clark, Oiticica foi um dos expoentes do movimento neoconcreto, sendo hoje um artista mundialmente reconhecido.

Hélio Oiticica & Neville D’Almeida - Cosmococa
Programa in progress - Marilyn

Insatisfeito com o cinema como espetáculo e a passividade do espectador, elabora Cosmococa - programa in progress. Trata-se de nove blocos, alguns feitos com o cineasta brasileiro Neville d'Almeida (1941) e Thomas Valentin, e outros como proposta para amigos, denominados quase-cinema. São basicamente filmes não narrativos, produzidos com base em slides e trilha sonora, projetados em ambientes especialmente criados para eles e com instruções para participação.
Essa exposição conta com a ruptura da arte meramente visual, ela agora passa a interagir com o público. São utilizados dispositivos que fazem o ambiente mudar de acordo com movimentos e atividades corporais para se obter os significados.

Em uma das exposições está o projeto Marilyn, que conta com um ambiente composto por com 5 projetores de slides, piso preenchido com areia e coberto por vinyl, balões amarelo e laranja. Música latina tocada alta. . Os participantes estão deitados no chão coberto de vinil, sobre dunas de areia, e ficam rolando. Recebem balões para assoprar, junto com apitos.

Cinco projetores iluminam as fotografias de Marilyn Monroe maquiada com cocaina. O pó recorta o olho, marca a sobrancelha, pinta os lábios, o branco cobre e descobre, ‘a maquiagem se esconde na própria disposição que assume como se fora parte do desenho’. Hélio sobrepões objetos a uma foto e fotografa as interferências: canivete, faca, tesoura, dólar, papelote.

"Em uma sala branca, com o chão cheio de areia e coberto de vinil, ficamos imersos na sequência de imagens que revelam a intervenção do gesto do artista sobre as fotos de uma fotografia da deusa de Hollywood, nas quatro paredes e no teto, em um tempo fragmentado, entrecortado e ritmado pela música latina."



Nenhum comentário:

Postar um comentário