terça-feira, 27 de outubro de 2009

Experiência com a marca OLFATO

Muitos empresários investem na aromatização de ambientes para fidelizar consumidores, criando uma identidade que dificilmente sairá da mente das pessoas. Chamada de "marketing olfativo", a ferramenta utiliza fragrâncias exclusivas e expande as vendas em até 50%. O comércio brasileiro está começando a desenvolver interesse por esses cheiros. No mercado internacional, por exemplo, nenhum perfume é lançado sem a impressão da fragrância no anúncio.
Algumas ações surtiram efeitos positivos para uma marca de café, a estratégia foi simples: exalar o cheiro do produto fresquinho entre as gôndolas dos supermercados. "Quem estava passando na hora, não resistiu. O cheiro é muito importante na decisão de compra e pode se tornar o diferencial mais importante entre a concorrência.
Empresas de qualquer ramo podem emocionar o consumidor com uma mensagem perfumada. Pensando nisso, a Bauducco desenvolveu uma de suas campanhas mais criativas na época do Natal: veiculou um comercial aromático em salas de cinema. Enquanto o filme publicitário passava na tela, o cheiro de chocolate invadia a sala.
A Any Any, marca de lingerie, apostou no marketing olfativo e teve resposta imediata dos consumidores. O cheiro da loja ganhou uma versão em hidratante para o corpo e já é marca registrada nas vitrines da empresa. As camisolas e lingeries também exalam a leve fragrância, desenvolvida para ficar marcada na memória das clientes. As micropartículas da fragrância podem ser embutidas no tecido ou na estampa da roupa. A empresa procura despertar o desejo dos consumidores e impulsionar as vendas do varejo.

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