segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Intel Inside




As marcas necessitam de uma identidade, constante, e pouco mutável, com o objetivo de serem reconhecidas e lembradas pelos consumidores. O costume de focar somente na identidade visual, vem cada vez mais sendo deixado de lado. Com a enorme quantidade de marcas que emerge a cada dia, as empresas estão voltando sua atenção para diferentes formas de remeterem percepções sensoriais às identidades destas, e será discutida aqui a utilização do som para fortalecimento de uma identidade.
Foi o caso da Intel Corporation (Integrated Electronics Corporation), empresa multinacional, fundada em 1968 por Gordon Moore, de origem americana que fabrica circuitos integrados, em especial processadores. Criando processadores únicos, a Intel viu-se ameaçada por concorrentes como a AMD e Chips & Technology, devido à ignorância dos consumidores em relação ao seu principal tipo de produto. Por se tratar de tecnologia de ponta, e embutida em gabinetes fechados, estes não possuíam o conhecimento necessário para diferenciar tais marcas. Foi então que a Intel estimulou os fabricantes de computadores, como a IBM e a Dell a colocar o logotipo Intel Inside nas respectivas embalagens e publicidades. Tendo isso feito, os consumidores podiam distinguir as diferentes marcas e reconhecer o logotipo Intel.
Como jogada de marketing e fazendo uso de sons, a Intel criou em suas publicidades a sonoridade que é altamente reconhecível e característica a qualquer pessoa que tenha acesso à tal tipo de tecnologia. Associando o logo a este som especifico, criou uma identidade única, conhecida mundialmente. A marca ficou tão poderosa ao agregar este som especifico que retomou dianteira no mercado de microprocessadores e disparou no reconhecimento mundial.

http://www.youtube.com/watch?v=OnUjfCA45s4&feature=player_embedded

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