segunda-feira, 30 de novembro de 2009

My - Projeto Editorial Experimental

Uma revista de design que vai além da leitura. Uma revista que propõem a total interação com o público de uma forma customizada e objetiva. Cada leitor montará suas edições e sua própria fonte de inspirações e bancos de dados físico.
A revista My, é uma revista inusitada e inovadora focada em uma ergonomia organizacional prática e ousada. Uma revista basicamente de design, voltada para quem quer organizar seu próprio conteúdo, montar seu próprio arquivo de banco de imagens, material visual e fonte de inspiração. A My é formada basicamente por imagens e legendas
com seções cuidadosamente elaboradas para, a cima de tudo inspirar o leitor. A qualidade gráfica da revista é um aspecto indispensável, toda customizada a My traz elementos únicos a cada edição. As seções girarão em torno de um te
ma específico, atual e moderno ditados a cada edição, e assim, ilustrações, peças publicitárias, arte de rua, grafite, peças gráficas, tutoriais, objetos de desejo, enfim todos os ramos do design serão selecionados e mostrados para que o leitor molde seu estilo, gosto e preferências.

As páginas da My serão estratégicamente pensadas para o arquivamento e ao mesmo tempo pensadas de uma maneira organizacional que não fiquem espalhadas se por ventura não convir ao leitor arquivar. Cada página possuirá três furos, pequenos que não prejudicarão as páginas nem as imagens (maioria de página inteira). Dois furos destinados ao fichário e um furo para o pino removível rotacionável. A capa das edições será composta basicamente por logo e o tema geral da edição (cada edição possuirá um tema “universal” e todas as peças girarão em torno deste tema), deixando assim o tema bem visível para o comprador (visto que a embalagem é translúscida) deixando-o livre para escolher comprar o tema que mais lhe agradar como por ex.: Cores, Tipografia, Rock’n’roll, PB, Laranja, Surrealismo etc. Além disso, a capa serve como delimitador de assuntos dentro do organizador. As seções da revista (Ilustração, Fotografia, Galerias de um artista específico, Sketchbook etc) serão iniciadas por uma página temática contendo somente o nome da seção, desta forma ela também servirá como divisória para o fichário. As seções não são fixas, sendo assim a cada edição pode surgir uma nova, ou mudar o modelo da capa de seção da revista anterior, dando liberdade para o consumidor usar a divisória que quiser, trocar periodicamente de modelo e criar novas seções.

Essa interação sensorial com o público conjugada a uma proposta de valor ousada e determinada abre portas para que a interação objeto leitor vá além do tátil. Uma música ambiente no site que tenha a cara da revista, texturas específicas para páginas específicas e cheiro especial a cada embalagem podem aproximar ainda mais público-alvo e fazer da My uma revista-objeto totalmente colecionável e ambientada, que conhece a cara do seu público. Receita de sucesso.

Um comentário: